top of page

Débora Cruz

Cantora e Back vocal

Debora Baroni da Cruz nasceu no dia 25 de Fevereiro de 1981. Carioca da gema nata, vinda de uma família de grandes mestres do mundo do samba onde desde jovem já mostrava sua aptidão, e procurava sempre estar envolvida com a musica em todos os seus segmentos. Seu pai Acyr Marques (que já foi cantor), compositor e poeta do samba e seu tio Arlindo Cruz perceberam o potencial que tinha de bom: sua voz, de uma forma única e singular.

Débora Cruz

Início de Carreira

Em 13 de Novembro veio a gravação do cd e dvd do Arlindo para a MTV, como backing vocal, no Citibank Hall de São Paulo. 

E no carnaval defendeu pela segunda vez a escola Paraíso do Tuiuti (2009) e Arranco (2010), novos shows vieram acontecendo como: São Paulo (Abr/09) no lançamento nacional do projeto MTV Ao Vivo, Canecão (Jun/09), com casa lotadíssima em única apresentação e Teatro Rival (Jul/09), Teatro Positivo em Curitiba (Out/09) e Vivo Rio (Out/09) para o recebimento do DVD de ouro e onde dividiu a música Saudade Louca com Arlindo.

Carnaval,Samba e Pagode

Aos 19 anos Débora dá início a sua carreira: participações de pagodes como Tia Doca; as feijoadas da Portela, Império Serrano e Mangueira; Cacique de Ramos; etc...
Em 2002, com o auxilio de seu pai e de seu grande incentivador Aluisio Machado, participa das eliminatórias do Festival Fábrica do Samba e é classificada para representar o Império Serrano na 2ª fase do festival, no Maracanãzinho, onde disputou as melhores posições com artista de peso como Dª Ivone Lara, Noca da Portela, Darci da Mangueira, Camunguelo e Monarco, conquistando o 6º lugar com a música "Sambista de Fato”, de composição de Aluisio Machado e Acyr Marques.

Após o festival é convida pelo Arlindo Cruz para gravar como backing de seu cd e dvd no Barril 8000, pela Warner Music e participou de vários pagodes, como às segundas no Barril 8000. Já realizou apresentações nas casas de shows: Bom Sujeito, Casa da Mãe Joana, Sacrilégio, Carioca da Gema, Teatro Odisséia (esses juntamente com Tânia Malheiros e Eliane Faria).

Backing vocal com Arlindo Cruz nos shows realizados no Canecão, Vivo Rio, Império Serrano, Vila Isabel (projeto Casa de Bamba). Também defendeu sambas-enredo de Arlindo Cruz nas disputas no Império. E com isso, foi convidada pelo intérprete Ciganerey para ajudá-lo no carro de som no desfile do Arranco no carnaval de 2007. Em 2008 desfilou pela escola de samba Paraíso do Tuiuti, com Ciganerey novamente e entre  Ago a Out/08 defendeu o samba-enredo de seu pai Acyr Marques e Luis Carlos da Vila na Vila Isabel .
Em 26 de Setembro esteve ao lado de Aluísio Machado, Império Serrano e do Grupo Roda de Bamba, Mestre-Sala Mirim, Porta-Bandeira da G.R.E.S. Arco-Íris de Amor e Bateria do Império Serrano para mais uma noite de Samba de Raiz na Lona Cultural Gilberto Gil.

 

Participou também do evento FIFA FUN FEST, em Copacabana, cantando para uma média de 30 mil pessoas. Em 2010 faz revéillon na praia de Copacabana. Em Nov/2013 recebeu o convite do Reinaldo, o Príncipe do Pagode, para dividir com ele a música “Nada Mais Importa” no DVD, gravado na quadra da Vila Isabel. Em 2014 acrescentou mais uma escola de samba no currículo, a Inocentes de Belford Roxo; em 2015 participou do carro de som da Em Cima da Hora e revéillon Copacabana. Em 2016 veio na Unidos do Viradouro, juntamente com o intérprete Zé Paulo Sierra; e em Maio recebe a baixa da banda. Defendeu o samba da parceria de seu tio no Império Serrano, perdendo na final. Em 2017 cantou com Wander Pires na Mocidade Independente de Padre Miguel, fazendo o revéillon no mesmo ano. Já em 2018 além de fazer parte do carro de som da Mocidade Independente, fez parte do carro de som da Unidos de Vila Maria em São Paulo.

Em 2020 além das várias participações bem cds de grupos de pagode durante esse tempo, acabou incluindo uma participação no desfile de Guaratinguetá-SP, cantando com Wander Pires na Unidos da Tamandaré.

Débora Cruz

nas Live's

Simpatia e voz marcante, Cruz é figurinha requisitada nas Live's de hoje.

  • Carlos Dafé;

  • Lives Arlindinho (live dele e dia dos pais) com Molejo;

  • Cantor Fofão, aniversário Leonardo Bessa;

  • Resenha de Sambista;

  • Samba Social Clube e Marcelinho Moreira;

Débora Cruz
bottom of page